19 de março de 2012

Digitais de Deus, sinais de soberania


Impressões digitais constituem uma prova contundente. Elas revelam quem tocou no objeto ou quem esteve presente em determinado local. As digitais direcionam as investigações e são usadas nos tribunais como provas para julgar. Elas afirmam e confirmam a autoria de certo ato. Elas servem tanto para condenar quanto para inocentar. 

As digitais de Deus estão presentes no universo. O salmista afirma: “Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Sl 19.1). “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos...” (Sl 8.3). As mãos de Deus também deixam gravadas suas digitais na vida de Seus filhos. Como disse o salmista: “Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim” (Sl 139.5).

Deus deixa suas digitais de propósito. Ele não tem nenhum crime a esconder; Ele não precisa temer pelas consequências de Seus atos. Pelo contrário, Ele quer que as provas apontem para Sua presença e para Suas intervenções. E isso para que os homens reconheçam quem Ele é. Em meio às pragas lançadas contra Faraó e o Egito – cujo propósito era manifestar a grandeza e o poder de Deus – os magos dizem a Faraó: “Isso é o dedo de Deus” (Êx 8.19). Eles viram nas pragas a manifestação de alguém maior do que eles e suas mágicas; alguém com quem não conseguiam competir.

As digitais de Deus são deixadas propositalmente na criação, na história da humanidade e nas vidas de Seus filhos. Elas manifestam a soberania de Deus. Revelam o poder divino de criar, transformar, intervir ou determinar os acontecimentos. Somos sábios quando identificamos essas digitais em nossa própria vida e história. Isso nos conforta e estimula por sabemos que Deus está ativo e envolvido. E sempre que Ele o faz os resultados são ternos.

Deus envolveu-se decididamente na vida de Moisés. Gravou Suas digitais na história desse homem, ilustrando para nós algumas formas pelas quais o Senhor também se envolve conosco. Seja no nascimento e preservação num mundo hostil, seja oferecendo experiências especiais e específicas, o fato é que Deus vai proporcionando a Moisés a dose certa de sucessos e fracassos a fim de torná-lo o homem certo para a hora certa. Deus fez-se presente em cada momento da história de Moisés, mesmo naqueles em que parecia quieto, distante ou indiferente. 

Talvez nessa semana o Senhor proporcione a você uma experiência especial. Veja se consegue reparar e as digitais dele ficarão impressas em seu coração. Isso vai ajudar você a adorar o Senhor, mesmo que tenha de chorar. 

As digitais são sinal de Sua soberania. Mas também de Seu amor.

Pr. Victor


DEVOCIONAL DA SEMANA


SEG – Salmo 139. 1-6 TER – Sl 139.7-12 QUA - Sl 139.13-16              
QUI – Sl 139. 17-24   SEX – 1 Pe 5.6-7 SÁB – Jo 10.28-29


Nenhum comentário:

Postar um comentário