26 de março de 2012

Ouvir a Palavra vale mais que presenciar um milagre!


      Coisas extraordinárias atraem a nossa atenção. Manchetes bombásticas, descobertas maravilhosas ou acontecimentos surpreendentes têm a capacidade de prender nossa atenção. No mundo das religiões, quanto mais extraordinários os “feitos”, tanto mais credibilidade e reputação são granjeados. Os milagres são usados como estratégia de marketing, atraindo mais e mais pessoas que buscam ser atendidas sobrenaturalmente em suas necessidades.

Mas na vida espiritual milagres não sustentam permanentemente a fé. Os israelitas presenciaram uma quantidade incrível de milagres de Deus antes, durante, e depois de serem tirados do Egito: as pragas, a travessia do Mar Vermelho, o maná, água em abundância no deserto, os mandamentos gravados em pedras. Mas nem assim permaneceram firmes em Deus. Os judeus nos tempos de Cristo viram-no realizar milagres espetaculares – alimentar multidões com alguns poucos pãezinhos e peixinhos; curar cegos, paralíticos, leprosos; dominar as forças da natureza. Mesmo assim, permaneceram endurecidos e não reconheceram o Messias que estava entre eles.

      Num dia rotineiramente normal em sua vida de nômade no deserto de Parã, Moisés deparou-se com uma cena inusitada: uma sarça (espécie de arbusto de porte médio) parecia estar em chamas, mas não se queimava, Ex 3.1-10. Aquilo chamou sua atenção, então Moisés aproximou-se para ver de perto. E foi então que ouviu Deus falando consigo. Este acontecimento marcou uma nova guinada na vida de Moisés. Aos oitenta anos de idade ele é convocado para tornar-se o libertador de Deus para o povo escravizado dos israelitas no Egito. 

     Deve chamar nossa atenção o fato de que entre o milagre sobrenatural – a sarça em  chamas – e a Palavra pronunciada por Deus, foi esta, e não aquela, que produziu mudanças significativas na vida de Moisés e redundou na concretização do plano de Deus. A Bíblia nos ensina que “vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Co 5.7). Ora, a fé é gerada e alimentada pela Palavra de Deus: “A fé vem por se ouvir a mensagem e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Rm 10.17).

   Nestes tempos de confusão religiosa e de promoção desenfreada dos milagres e seus milagreiros precisamos nos precaver e voltar sempre de novo para a Palavra de Deus. Porque ouvir a Palavra vale mais 
que presenciar, ou experimentar, milagres. Os milagres não poderão sustentar a fé; ao contrário, poderão até pervertê-la. Como igreja, estamos comprometidos com a autoridade da Palavra sobre nossa fé e conduta. Quando Deus quiser realizar milagres Ele o fará não para sustentar nossa fé, mas como forma de demonstrar Seu poder e bondade e como meio de nos conduzir a outro nível de maturidade espiritual.

   Quando deparar com um evento extraordinário – como uma sarça queimando – lembre-se de que possivelmente ele virá acompanhado de uma Palavra. Dê prioridade à Palavra.

Pr. Victor

DEVOCIONAL PARA A SEMANA
SEG – 2 Co 4.16-18 TER – Hb 4.12-13 QUA – Sl 119.33-40  
QUI – Sl 19.7-11 SEX- 2 Tm 3.14-17 SÁB – Sl 119.97-104

Nenhum comentário:

Postar um comentário