6 de setembro de 2011

Igreja de Jesus é vitoriosa

Igreja de Jesus é vitoriosa



“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades
não poderão vencê-la” (Mateus 16.18).

Esse versículo contém uma afirmação e uma profecia de Jesus. Nesse texto, é talhada a expressão
igreja, do grego ekklesia (ek significa para fora e klesia significa chamados), que traz a ideia de convocação,
reunião, assembleia de pessoas. No Novo Testamento, a palavra igreja aparece diversas vezes, sendo
utilizada em referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda
comunidade cristã. É nesse contexto que encontramos uma afirmação e uma profecia.

A afirmação é: edificarei a minha igreja. Jesus assumiu a responsabilidade e a autoria da igreja,
do grupo de pessoas convocadas, chamadas, reunidas - tanto no sentido universal (todos os salvos) como
no sentido local (a nossa igreja, por exemplo). Jesus é o arquiteto, o engenheiro e o mestre de obras. Ele é
o agente ativo na construção da igreja. Jesus é quem está trabalhando arduamente para edificar a igreja.
Diante dessa afirmação, devemos ter uma percepção sobrenatural sobre a igreja. Devemos entender que
a existência da igreja não é fruto de uma ideologia humana ou de uma filosofia de vida ou, ainda, de um
esquema de manipulação de massa, mas de uma ação soberana, poderosa e sábia de Deus.

A profecia é: as portas do Hades não poderão vencê-la. A igreja tem uma prerrogativa de vitória.
Apesar da oposição oferecida pelo mundo e pelo Diabo, a igreja tem a garantia divina de que vencerá.
Participar da igreja é fazer parte de um time vitorioso. A igreja tem prevalecido e vai prevalecer pelo poder
de Deus. Algumas traduções optaram pela expressão inferno em lugar de Hades. O fato é que nenhuma
oposição tem condições de prevalecer contra a igreja do Senhor Jesus.

Nesse fim de semana, a nossa ekklesia está reunida para um tempo de integração, edificação e
adoração. É muito bom nutrirmos amor pelo ajuntamento com os nossos irmãos em Cristo, afinal, fomos
reunidos por Cristo! Ele é quem nos convocou, chamou e reuniu.

Vivemos em uma época em que se prega individualidade, exclusivismo, egoísmo e, muitas vezes,
isolamento. Nesse sentido, a igreja é uma contracultura. Quando Jesus estabeleceu a igreja, Sua proposta
objetivava coletividade, ajuntamento, pluralidade e diversidade.

Louvo a Deus por estarmos juntos! Assim, expressamos de verdade o que é ser uma igreja.
Guardadas as devidas proporções e casos particulares, temos que batalhar para estarmos juntos, reunidos.
Que Deus nos ajude!

Pr. Filipe Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário