12 de setembro de 2011

Relacionamentos transformados

Certa vez, li a história de um homem que tinha uma filhinha de três ou quatro anos de idade.
Ele viajava muito. Um dia, ao voltar de viagem e entrar em casa, a garotinha, que não o vira por alguns
dias, correu para ele e disse: “Olhe, papai, já aprendi a escrever”. Ela apresentou a ele uma pequena
lousa com todo tipo de rabiscos, manchas e borrões. Era uma mensagem. Como bom pai, ele disse:
“Certo, você já aprendeu a escrever. Que maravilha!”. Ele exagerou tanto que a menina, com olhos
arregalados e boca aberta, perguntou: “O que está escrito aí, papai?”. Aí, ele ficou atrapalhado. Não
sabia o que dizer. Hesitou um pouco e, então, uma ideia lhe veio, e deve ter vindo de cima. Ele
sentou-se e disse: “Queridinha, vou lhe dizer o que está escrito. Aqui diz que você é uma meninazinha
que realmente quer saber escrever. Diz que você está se esforçando muito para isso, que você está
crescendo e que, algum dia, você escreverá muito bem”.

Ninguém pode ser feliz se não cultivar relacionamentos saudáveis com outras pessoas. Saiba
que os seus relacionamentos em casa, no trabalho e na igreja podem ser melhores e que você pode
ser mais feliz se seguir a orientação bíblica de Colossenses 3:12: “Portanto, como povo escolhido de
Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e
paciência”. Cristo, o supremo Senhor do universo que nos reconciliou com Deus, requer de nós uma
dedicação diferenciada em nossos relacionamentos. Isso pode salvar casamentos, restaurar vidas e
transformar a nossa igreja. Com Jesus, você tem uma nova vida. Independentemente de quem você
era, Deus o vê como escolhido, santo e amado. Nessa nova vida, Deus o convida a vestir-se com novas
práticas nos relacionamentos:

Coração compassivo - a exposição desmedida à violência, tragédia e desgraça pode imunizá-
lo e deixá-lo emocionalmente indiferente ao sofrimento alheio. Por isso, com o auxílio do Senhor,
cultive sentimentos de afeição e simpatia que o movam na direção das necessidades dos que estão
à sua volta.

Bondade – evidência vital da ação do Espírito Santo. Faça o máximo que puder para ajudar
uma pessoa necessitada, mesmo a que você talvez julgue que não mereça um tratamento bondoso.
Deus é bom para você. Seja bondoso para as pessoas.

Humildade – Jesus abriu mão da Sua glória e veio para este mundo por você. Por você, Ele
não apenas viveu com a criatura, mas foi humilhado. Além de humilhado, Ele foi maltratado e
condenado à morte. Não apenas foi condenado à morte, mas ao pior tipo de morte - a morte de cruz.
Por tudo que Jesus fez por você, aprenda a humilhar-se. Isso estabelece pontes nos seus
relacionamentos.

Mansidão – aprenda a ceder os seus direitos e a permitir que Deus molde o seu caráter pelas
circunstâncias com as quais Ele cerca a sua vida.

Longanimidade – elemento fundamental no caráter cristão. Implica exercer equilíbrio de
espírito frente a qualquer provação e ser tolerante diante das falhas e dos defeitos dos irmãos.

Você pode dizer: “... mas eu não consigo”. Deus sabe disso. Por isso, Ele enviou Jesus para
dar-lhe uma nova vida. Jesus pode transformar a sua vida e tornar possíveis as práticas que mudarão
os seus relacionamentos. Comece acertando o seu relacionamento com Deus. Daí pra frente, você
terá a ajuda dEle para desenvolver relacionamentos saudáveis.

Pr. Roberto Poquiviqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário