6 de setembro de 2011

Enviados

"Novamente, Jesus disse: ‘Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’" (João 20.21).

O fato é que “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo
o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). A tarefa missionária é ordenada por Deus,
mas é primeiramente realizada por Ele. Jesus foi enviado pelo Pai e tinha convicção do Seu propósito. Lucas
4.14-21 relata que Jesus leu o profeta Isaías e concluiu: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de
ouvir”. Mais adiante (v. 43), Jesus disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus
noutras cidades também, porque para isso fui enviado”.

Jesus cumpriu o propósito da Sua vinda. Enquanto esteve aqui, Ele chamou, preparou e enviou os
Seus discípulos para pregar o Evangelho por todo o mundo. Jesus disse: “Não tenha medo; de agora em
diante você será pescador de homens” (Lucas 5.10b). Jesus treinou os Seus discípulos como um mestre que
ensina na prática o que deseja ver realizado por meio dos seus alunos. Jesus enviou os Seus discípulos para
colocar em prática o que haviam visto nEle - o Mestre. Lucas 9.2 narra o momento em que Jesus enviou os
12 discípulos: “... e os enviou a pregar”. Um pouco mais tarde, Jesus enviou 72 discípulos. Lucas 10.1 diz: “...
e os enviou dois a dois”. Foi um grande treinamento supervisionado!

Com esse fundo histórico em mente, podemos entender que a Grande Comissão que
encontramos em Mateus 28.19 e em Marcos 16.15 não foi uma ordem de última hora, algo que os
discípulos não soubessem ou para o que não estivessem preparados. Jesus sempre deixou muito claro:
“Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Nós estamos cercados por muitas tarefas e responsabilidades. A todo instante, somos cobrados.
As pessoas exigem resultados, números e metas. Naturalmente, também estabelecemos objetivos pessoais
para família, carreira, formação e vida. Diversas vezes, porém, essas coisas nos desviam do grande propósito
de Deus para nós - somos enviados por Deus! Ainda que tenhamos que cuidar da casa, trabalhar para comer
o pão de cada dia e dar conta de tantas outras responsabilidades familiares, sociais e civis, não podemos
perder de vista o que Deus espera que realizemos. Jesus ordenou: “Eu os envio” (João 20.21), “Ide e façam
discípulos” (Mateus 28.19) e “Preguem o evangelho” (Marcos 16.15).

Como Igreja do Senhor e como filhos de Deus, nós temos uma tarefa a cumprir. Temos que
aproveitar todas as oportunidades para pregar o Evangelho, como diz Paulo: “Sejam sábios no
procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre
agradável e temperado com sal para que saibam como responder a cada um” (Colossenses 4.5,6).

Devemos entender que todos nós somos enviados. Uns são enviados para bem longe, mas todos
nós somos enviados. Alguns precisam do suporte de outros para ir para lugares ermos e difíceis ou precisam
de treinamento especializado para alcançar uma cultura diferente, povos diferentes. Seja perto ou longe,
porém, todos nós somos enviados por Jesus! Alguns demonstram grande habilidade em falar e têm
desenvoltura para abordar pessoas; outros têm recursos para investir; outros são tocados por Deus para
trabalhar integralmente na obra missionária; outros fazem sua tarefa de forma discreta, mas perseverante.
Enfim, existe uma grande diversidade na aplicação do envio. Não sei como você vai obedecê-lo, mas nunca
se esqueça: somos enviados!

Pr. Filipe Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário