7 de outubro de 2011

Correndo atrás do vento


Ao falar com as pessoas que pretendiam segui-lO, o Senhor Jesus foi bastante claro: “Entrem pela
porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por
ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” (Mt
7.13-14). Na vida, há caminhos que são como um beco sem saída. Não levam a lugar nenhum. Ao andar por
eles, nada se aproveita. Ao contrário, insistir em trilhá-los acaba deixando o gosto amargo da decepção, da
frustração e do fracasso.

Salomão experimentou o lado bom de andar nos caminhos de Deus. Provou da bondade do
Senhor, recebeu Suas bênçãos e aprovação e foi galardoado com tudo que qualquer pessoa pode almejar.
Foi tudo santo, puro, correto e útil, tanto para Salomão quanto para o povo que ele liderou. Salomão, porém,
deixou-se enganar por seu próprio coração. Afastou-se dos caminhos de Deus e enveredou por uma
avenida ampla, cheia de todos os tipos de seduções e prazeres deste mundo. Mulheres, riqueza e fama
formaram uma armadilha mortífera. Aquele homem, outrora abençoado, decidiu experimentar o outro lado
da vida - sem Deus. Ele descobriu o vazio, o nada, a vaidade da vida sem Deus.

O primeiro erro de Salomão foi não permanecer no caminho de seu pai Davi. Abandonar o legado
de fé do seu antepassado foi fatal. Além disso, ele cobiçou mulheres e, para tê-las, comprometeu sua
lealdade ao Senhor. Não, Salomão não abandonou Deus “de uma vez”! Ele não acordou certa manhã e
sentiu o ímpeto de andar segundo seu próprio coração. Não, tudo começou aos poucos. Uma transigência
aqui, uma deslizada ali, uma brincadeira com o pecado acolá. E assim caiu o homem de Deus. Eclesiastes
nos ensina que a vida sem Deus é um beco sem saída. É a avenida larga sobre a qual Jesus falou. A maioria
vai por ela. É o caminho aparentemente mais fácil, que garante mais prazer e felicidade. Ainda assim,
chegará ao fim do beco. Às vezes, será tarde para voltar...

Assegure-se de que está preservando sua lealdade ao Senhor. Em Eclesiastes, o único conselho
que podemos aceitar de Salomão é: “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o
essencial para o homem” (Ec 12.13). Fora de Deus, é tudo vaidade e correr atrás do vento. Não desperdice
sua vida. Não corra atrás do vento.

                                                                                                                                Pr. Victor Michel


DEVOCIONAIS PARA A SUA SEMANA - Conhecendo Eclesiastes

Segunda: Ec 2.1-3 - Para quem teme a Deus, o v. 3 é uma grande incoerência. Qual é ela? Como você 
responde às palavras de Salomão?

Terça: Ec 2.4-11 - Que engano comete uma pessoa que adota o v. 10 como lema? Que conselho você daria 
a um(a) amigo(a) que quisesse viver assim? 

Quarta: Ec 2.12-16 - Você concorda que o sábio e o insensato têm o mesmo destino? Quais são as certezas 
que você tem quanto ao seu destino?

Quinta: Ec 2.17-23 - Os vs. 20 e 23 são apropriados para muitos que hoje em dia trabalham desesperadamente 
e nem dormem, com tantas preocupações. Por que essas pessoas agem assim? Que conselho a Bíblia tem 
para elas?

Sexta: Ec 2.24-26 - Você concorda com o v. 26? Qual é a base bíblica para que você concorde ou discorde?

Sábado: Sl 119.97-104 - Onde encontramos verdadeiras sabedoria e felicidade? “Debaixo do sol” ou “acima 
do sol”? Qual é a relação dessa passagem com Ec 12.13?


Nenhum comentário:

Postar um comentário