27 de outubro de 2011

Água, por favor!

É impressionante ver como vivemos um momento em que a humanidade agoniza. É incrível ver como os semblantes estão carregados e as respirações ofegantes! Há uma seca espiritual terrível em meio à sociedade. Basta sairmos à rua para encontramos pessoas exaustas, clamando por socorro, pessoas secando em suas raízes.

O profeta Jeremias comparou as pessoas da sua época que estavam nessas mesmas condições a um arbusto: “Assim diz o Senhor: ‘Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor, ele será como um arbusto no deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém’” (Jeremias 17:5,6). A mesma palavra hebraica usada para arbusto aparece em Salmos 102.17, no qual a tradução é desamparados.

A confiança em homens tem consequências terríveis, a ponto de serem notadas até mesmo no físico. Confiar nas nossas próprias forças e em outras pessoas, e não em Deus, é literalmente fazer parte de uma fraude! Em Provérbios, Salomão diz: “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29:25).

Não devemos esperar muito de pessoas que não conhecem a Deus. A tendência é que elas agonizem e sequem até a raiz. A nós só nos cabe pedir a Deus que nos use como instrumentos para levarmos Cristo para suprir essa sequidão, pois a mesma Palavra diz: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está, ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro, ela não temerá quando chegar o calor, porque suas folhas estão sempre verdes, não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto” (Jeremias 17:8).

Se você já conhece a Deus, mas anda ansioso, triste, cansado, irritado e sem esperança, o que acha que está acontecendo? Talvez a sua confiança não esteja mais em Deus... Pode ser que hoje você confie mais em um líder político, em um sistema governamental moderno, no poder financeiro ou em seus cursos, que a cada dia parecem aumentar um patamar – mestrados, doutorados etc.

O pior é que ensinamos os nossos filhos a confiar nessas coisas, pagando cursos caríssimos para eles. Os nossos filhos sabem falar inglês e espanhol, e fazemos questão que eles façam um curso universitário e cursos de Informática, mas nós não os ensinamos a confiar em Deus.

Paulo nos alertou sobre esse risco quando escreveu aos efésios: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no seu modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24).

Pr. João Gilmar

Devocionais:

Segunda: Habacuque 3:17,18

Terça: Zacarias 10:1

Quarta: Zacarias 10:12

Quinta: Mateus 11:28

Sexta: Lucas 8:15

Sábado: João 6:35

Domingo: Atos 4:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário