25 de outubro de 2011

Igreja – um lugar melhor com pessoas melhores! Você se lembra?



“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça,
Cristo. Dele, todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a
si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Efésios 4:15,16).

O tema dessa breve reflexão é o mesmo do nosso retiro. Eu me lembro que uma das
expressões usadas naquele final de semana foi um ambiente favorável na igreja. Quando
observamos o capítulo quatro de Efésios, encontramos uma sequência para esse ambiente. O
apóstolo Paulo começa dizendo que temos que viver em unidade em meio à diversidade. A
fórmula para isso é apresentada no versículo dois: “Sejam completamente humildes e dóceis, e
sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”. Não podemos depender de estruturas
para viver em unidade, mas sim das virtudes cristãs.

João Calvino disse: “Portanto, examinemos incessantemente as nossas próprias faltas e
retornemos à humildade. Assim, nada restará em nós para ensoberbecer-nos, e haverá muita
ocasião para nos prostramos”. Ele também disse que devemos nos esforçar para preservar a paz
que o Espírito já nos deu em Cristo Jesus. Ele usou o exemplo da Trindade para que nós nos
estimulemos. “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram
chamados é uma só, há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos,
que é sobre todos, por meio de todos e em todos” (vs. 4-6).

Relembre-se que a responsabilidade de preparar os santos para a obra do ministério é
dos pastores e dos mestres, para que haja edificação. Fica bem claro, no entanto, que todo
cristão tem a responsabilidade de tornar a nossa igreja um lugar melhor, com pessoas melhores.

Olhe para a sua igreja local e avalie o ambiente em que você vive. Esse ambiente é
favorável para a edificação mútua? Se a resposta for sim, Deus seja louvado! Que você nunca
deixe de se esforçar! Se a resposta for não, você precisa se ajustar e, como o versículo diz, esse
ajuste depende de todas as juntas. Juntos, podemos fazer da nossa igreja um lugar do qual as
pessoas jamais queiram sair. Nossa igreja deve ser o lugar no qual mais almejamos passar o
nosso tempo, porque nos faz bem, pois há sinceridade, transparência, cuidado, respeito e
interesse pela vida do outro e, principalmente, porque seguimos juntos as instruções do nosso
líder Jesus Cristo, que é o cabeça.

Mesmo diante das tempestades, podemos olhar nos olhos das pessoas e dizer: Somos
uma família que cresce e se edifica em amor, pois cada parte desse corpo realiza a sua função
para a glória de Deus! Que Ele nos capacite! Amém!

Pr. João Gilmar
DEVOCIONAIS PARA A SUA SEMANA

Segunda: Efésios 5.15 | Terça: Efésios 5.18 | Quarta: Filipenses 1.6

Quinta: Filipenses 2.1 | Sexta: Colossenses 1.22,23 | Sábado: Colossenses 3.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário