9 de novembro de 2011

Essa roupa de novo?

“Quanto a sua antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:20-24).

Alguém já o abordou com essa pergunta? No meu caso, a minha esposa já fez essa pergunta para mim várias vezes.

No texto, notamos que o apóstolo Paulo faz uma analogia sobre como devemos proceder, agora, em Cristo Jesus – devemos deixar de usar o que tínhamos costume de usar, devemos deixar de pensar em coisas que costumávamos pensar. Ele menciona o velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, e o novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Que roupa você tem usado? Qual desses dois homens você é? As informações que ocupam a sua mente são espirituais ou carnais?

Em Colossenses, Paulo reforça a ideia de uma nova vida em Cristo Jesus: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento as coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:1-3). O homem espiritual é o que luta contra pensamentos impuros e práticas incoerentes com a vontade de Deus. A santidade é um norte a ser seguido, até que Cristo volte, quando esse processo será consumado por completo.

O homem espiritual não é conformista. Antigamente, usava-se a expressão protestante, ou seja, que protestava em relação ao que não estava nas Escrituras. Atualmente, porém, o sistema mundano se evidencia no seio da igreja e, em alguns casos, não é mais evidente a diferença entre o cristão e o incrédulo.

O que podemos fazer para reverter isso? A começar em mim, preciso olhar honestamente para os meus pensamentos, objetivos, motivações e ações dos últimos dias e analisar se pareço mais um homem espiritual ou carnal. O meu comportamento lembra o de Cristo ou já não consigo ser sal e luz neste mundo de trevas?

A graça é maravilhosa, no entanto somos alertados a não usar a graça para uma vida infrutífera, espiritualmente falando: “Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez, a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas, mas, vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumento de injustiça, antes se ofereçam a Deus como quem voltou da morte para a vida e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:8-14).

Pr. João Gilmar

DEVOCIONAL DA SEMANA:

Segunda: Romanos 7:4-5

Terça: Romanos 8:5-8

Quarta: Romanos 8:12-14

Quinta: Romanos 12:1-2

Sexta: Romanos 14:12

Sábado: 1 Coríntios 6:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário