10 de novembro de 2011

A base da vida cristã é transformação, não preceitos!

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Efésios 4:25).

No capítulo quatro de Efésios, encontramos vários assuntos sobre vida cristã. O apóstolo relaciona o que devemos deixar de fazer e o que devemos fazer. Do versículo 20 ao 24, ele menciona que devemos nos despir do velho homem e nos revestir do novo homem. Temos que nos revestir do novo homem, pois fomos criados para sermos semelhantes a Deus, em justiça e em santidade provenientes da verdade, que é Jesus Cristo. Nós, que sepultamos o velho homem, cuja cabeça é Adão, e que agora somos um novo homem, cuja cabeça é Jesus Cristo, temos totais condições para viver de modo saudável, ético e produtivo para a glória do nosso Deus e Pai.

Você, que já tem uma nova vida, avalie se as seguintes áreas fazem sentido para o seu modo de viver.

Além de deixar de mentir e de sempre dizer a verdade, não devemos ficar irados. Quando isso acontece, devemos apaziguar a nossa ira antes que o sol se ponha, ou seja, antes que o dia amanheça. Não devemos dar lugar ao diabo e não devemos furtar, mas devemos fazer algo útil com as nossas mãos para repartirmos com os necessitados. Você lembra qual foi a última vez em que você fez isso? Não devemos deixar sair da nossa boca nenhuma palavra torpe, mas apenas a que é útil para edificar e conceder graça aos que nos ouvem. Não devemos entristecer o Espírito Santo e devemos nos livrar de toda amargura, indignação, ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Devemos ser bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-nos mutuamente, assim como Deus nos perdoou.

Esses princípios são os objetivos pelos quais devemos lutar para que a cada dia sejam realidade no nosso meio. Estamos preocupados com estatutos, regras, filosofias e sistemas de ensino, mas deixamos de lado o que é crucial para o bom andamento da Igreja de Deus. Devemos edificá-la por meio da nossa vida. Para isso, temos que ser constantemente renovados e transformados pelo Espírito Santo, pois, como mencionado, fomos chamados para ser semelhante a Deus em justiça, que se refere ao desempenho do homem em relação aos seus deveres para com os seus semelhantes, e em santidade ou retidão, que se refere à observação do homem em relação ao seu dever para com Deus.

Afinal de contas, falamos muito, mas as pessoas querem ver se praticamos o que falamos: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência” (Tiago 1:22-24).

Pr. João Gilmar


1. Dedique alguns minutos de oração pelo seu processo de santificação.

2. Ore pela nossa igreja.

DEVOCIONAL DA SEMANA:

Segunda: Romanos 14:12

Terça: Efésios 5:1-2

Quarta: Mateus 7:15-16

Quinta: Marcos 4:21-25

Sexta: Romanos 12:1-2

Sábado: Atos 4:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário