6 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO O CARÁTER EM BOA COMPANHIA


                  Você conhece o ditado: “Diz-me com quem andas e te direi quem és”? Mesmo não sendo um versículo bíblico, carrega uma verdade bíblica: as companhias afetam – positiva ou negativamente – tanto o comportamento quanto o caráter de uma pessoa. Em geral tornamo-nos semelhantes às pessoas com quem convivemos. Por isso é tão importante escolher bem nossos amigos e companheiros.

                No livro de Provérbios há inúmeras passagens que nos previnem quanto a escolher bem as companhias. Pv 13.20 nos diz: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”. Já Pv 22.24 adverte: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal”. Em palavras claras o conselho é: ande em boa companhia e você ficará melhor; ande em má companhia e você irá se quebrar. Ou seja, escolher as companhias é tanto uma questão de sobrevivência quanto de crescimento pessoal.

                Na sua última carta a Timóteo (2 Tm), Paulo o exorta com firmeza: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor”. Timóteo era um obreiro, um pastor. Mas era jovem, portanto, suscetível às tentações e pressões próprias da juventude. A expressão desejos malignos aponta para a sensualidade, mas também para a teimosia, a rebeldia, as explosões de gênio, a autossuficiência, a vaidade, a competição são algumas dessas tentações e pressões. Ainda que tais desejos malignos não sejam exclusivos dos jovens, eles são os mais vulneráveis nessas áreas, fruto de sua imaturidade e inexperiência.

                Para escapar dessas armadilhas que corroem o caráter, Timóteo devia envolver-se com pessoas piedosas. A lição de Paulo aqui é que a comunhão com bons cristãos oferece o ambiente onde as boas virtudes cristãs irão florescer. As paixões intempestivas e quase incontroláveis da juventude podem ser contidas e controladas quando bons companheiros estão por perto. E quando bons modelos podem ser visualizados e imitados.

                Jovens da IECA, fujam dos desejos malignos próprios da juventude. Procure bons companheiros entre aqueles – jovens ou não — que invocam o Senhor de coração puro. Ande apenas na companhia daqueles que podem acrescentar valores espirituais positivos à sua vida. E ande longe daqueles que irão corromper seu caráter e seu testemunho.

                Pais dos jovens da IECA, verifiquem quem são os companheiros de seus filhos e os ajudem a entender os riscos das más companhias. Quem sabe vocês podem instruí-los sobre como entrar e valorizar bons modelos para suas vidas. Mas o mais importante é: seja companheiro de seus filhos. Sirva como modelo e referencial para eles. Ninguém os ama como você – apenas Deus, mas você é o representante do amor de Deus na vida de seus filhos.

                Diz-me com quem andas e te direi quem és hoje... e quem serás amanhã.

                               Com amor e respeito,
                                               Pr. Victor


Devocional para a semana:
SEG – 2 Tm 2.22-23                         TER – Pv 22.24-25                            QUA – Pv 23.19-26
QUI – Sl 1.1-6                                    SEX – Cl 3.16-17                               SÁB – 1 Co 15.22

Nenhum comentário:

Postar um comentário