30 de janeiro de 2012

APROVADO


                Aprovação é algo que todos desejamos e procuramos. Queremos ser aprovados em provas, concursos ou em nosso desempenho a fim de ganhar alguma promoção. Queremos que as pessoas falem bem de nós, demonstrando sua aprovação à nossa pessoa. Queremos ser aprovados dentro de casa, por nossos familiares e amigos. O fato é que aprovação faz bem, desenvolve nossa autoestima por nos dar uma forte sensação de aceitação.
              
              Mas a maior aprovação que podemos conseguir é a de Deus. Essa é inigualável em valor e em resultado. Ouvir do Senhor: “Servo bom e fiel...” deve significar para o crente o mais importante elogio que ele pode receber. O elogio corresponderá a um carimbo de “APROVADO” sobre nossa vida e labuta.
                
                Como crentes, temos de buscar essa aprovação com critério e abnegação. A Bíblia nos incita a isso. Escrevendo para Timóteo, seu companheiro de trabalho, Paulo o exorta: “Procure apresentar-se a Deus aprovado”, 2 Tm 2.15. Isso é coerente com o ensino mais específico de Paulo, que adverte que pastores, presbíteros e diáconos devem ser “experimentados e aprovados” para poderem exercer seus ministérios, 1 Tm 3.10.
               
        Há duas direções nas quais concentrar nossos esforços na busca da aprovação do Pai. A primeira é “manejar corretamente palavra da verdade”, 2 Tm 2.15. Isso significa fazer um uso correto, reto, honesto, consistente da Bíblia. Significa certamente conhecer a Palavra, mas também praticá-la pessoalmente. Em outras palavras, ser um praticante da palavra, e não apenas um ouvinte ou um conhecedor dela (cf. Tg 1.22).
                
          Mas, em outra direção, Paulo instrui a Timóteo a não se envolver em conversa fiada, 2 Tm 2.14 e 16. É algo inútil a “discussão acerca de palavras”. Não ganhamos nada quando ficamos brigando por opiniões, palpites ou interpretações particulares de certos assuntos. É certo que devemos ter convicções bem firmadas, e opiniões próprias. Mas a “discussão”, por si só, “não traz proveito algum”, diz Paulo em 2.14. Praticar é mais valioso do que opinar. Além disso, Paulo adverte Timóteo a “evitar as conversas inúteis e profanas”. Profano é tudo aquilo que fere a santidade e a reverência próprias de Deus e Sua Palavra. Piadas ou conversas indecentes, insinuações ou maledicência, são alguns exemplos disso. Assentar-se numa roda de escarnecedores, ou buscar e seguir o conselho dos ímpios são maneiras do salmista aplicar esse mesmo conceito (cf. Sl 1).
               
           Logo, devemos considerar que PARA SER APROVADO É MELHOR FICAR CALADO! Viver a pureza e simplicidade devidas a Cristo tem muito mais valor do que arrotar conhecimento bíblico. Aplicar a Palavra consistentemente à própria vida nos livra do perigo de ficarmos nos justificando ou discutindo.

E se é melhor ficar calado, talvez devamos reconsiderar a forma como usamos as redes sociais na internet. É bem possível que estejamos nos envolvendo em conversas inúteis e discussões sem qualquer proveito para nos tornar APROVADOS!

Quero propor que nesta semana você desenvolva com um(a) irmão(ã) um compromisso de “conversas edificantes”. Será um passo a mais na busca da APROVAÇÃO.

Quer conversar comigo?

                              Pr. Victor


DEVOCIONAL DA SEMANA
SEG – Sl 1                                             TER – Tg 1.19-27                                 QUA – 2 Tm 2.14-19
QUI – Cl 3.15-17                                 SEX – Ef 4.25-32                                  SÁB – Sl 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário