2 de janeiro de 2012

Construindo pontes


“Sejam sábios no procedimento para com os de fora, aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saiba como responder a cada um” (Colossenses 4:5,6).

Sabedoria no procedimento com as pessoas é fundamental para o cristão. É muito bom quando, no dia a dia, naturalmente surge um elogio a um membro da nossa igreja por sua sabedoria em relacionamentos. Chamo isso de construções de pontes. Quanto mais sábio é o cristão, mais pontes ele constrói. Temos, no entanto, a consciência de que é impossível que algumas pontes sejam construídas, pois ferem os princípios da Palavra do Senhor.

Pensando em procedimento, vem à minha mente a palavra registrada por Mateus: “Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mateus 7:17-20). Diz um ditado popular: Um grama de exemplo equivale a uma tonelada de sugestão. Segundo o versículo, um bom testemunho vem acompanhado por sensibilidade em relação às oportunidades que surgem no dia a dia, ou seja, um olhar um pouco menos direcionado para mim e um pouco mais voltado para as necessidades dos outros.

O apóstolo Paulo instruiu a Timóteo, dizendo: “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus para que não se envolvam em discussões acerca de palavras, isso não traz proveito e serve apenas para perverter os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:14,15). O versículo alerta para o cuidado no falar. Se há alguém neste mundo que tem todas as condições para manter um procedimento saudável em sua comunicação é o cristão, pois contamos com a presença do Espírito Santo, instruindo-nos, temos o exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo e temos a Sua Palavra, que é a semente para uma vida saudável. Assim, “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo, ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai” (2 Timóteo 3:16,17).

1-) Avalie o seu impacto em relação aos não crentes.
2-) Atualmente, você tem construído pontes por meio do seu testemunho?
3-) Avalie o seu procedimento no falar.

DEVOCIONAL DA SEMANA:
Segunda: Efésios 5:15,16 – Terça: Filipenses 1:9-11 – Quarta: Filipenses 2:4 – Quinta: Filipenses 2:14,15 – Sexta: Colossenses 2:6,7 – Sábado: 2 Tessalonicenses 3:1 – Domingo: 2 Timóteo 4:7,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário