26 de dezembro de 2011

UMA PALAVRA AOS HOMENS


“Maridos, ame cada um sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, santa e inculpável”. Efésios 5:25-27.
Crisóstomo disse: “Já viste a medida da obediência? Pois ouve também a medida do amor. Desejas que tua esposa te obedeça como a Igreja Cristo? Então cuida bem dela, como Cristo o faz com a Igreja”. Sabe que medida é essa citada no versículo acima? No texto original a palavra grega para “amar”, não é “Eros”, (profunda paixão sexual), não é “phileo” (afeição existente no seio da família), a palavra é “ágape” ou “agapao”, (amor que não guarda qualquer resquício de egoísmo, que não procura a satisfação própria, nem mesmo afeição como resposta a afeição, mas que luta pelo mais alto bem da pessoa amada). É com essa qualidade de amor que devemos amar nossas esposas, se isso fosse algo vivo em nossas mentes, primeiro pensaríamos muito antes de dizer sim no altar, segundo nosso casamento sofreria bem menos desgaste. Pois, com um amor assim, muita coisa seria suportada, corrigida e aprimorada em nossos relacionamentos.
Imaginem o beneficio que podemos proporcionar para nossa casa, igreja, sociedade, vivendo essa palavra. Uma vez um amigo me disse: “Quer ver o amor do marido pela sua esposa? Olhe o rosto de sua esposa, e verás como ela é amada”. Você que é casado, o rosto de sua esposa reflete o seu amor por ela? Qualquer argumento que usarmos não servirá de desculpas, pois o texto diz que temos que amá-la, cuidar, santificá-la e apresentá-la como a igreja santa e inculpável.
Certa vez um presbítero em nosso meio ouvindo isso fez a seguinte pergunta: “Mas é só isso? Devo amar minha esposa como Cristo me amou? Com um sorriso irônico ele completou: Isso é impossível!” De fato se não olharmos o contexto é impossível, mas os versículos dezoito ao vinte e um nos dão a receita: “Não se embriaguem com vinho, que leva á libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”. Efésios 5:18-21. É neste contexto que vamos conseguir realizar essas orientações, vivendo no Espírito, e isso começa pela prática pessoal. Como estamos em nossas orações, leituras bíblicas, cânticos, e outras atividades espirituais? Se nossas vidas vão mal obviamente nosso cuidado pelas esposas será desastroso também.
Portanto, como filhos de Deus devemos seguir o que os primeiros versículos do capítulo cinco diz: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5:1-2. CRISTO É NOSSO EXEMPLO!


DEVOCIONAL DA SEMANA:
Segunda: Efésios 5:1-2 – Terça: Efésios 5:8-9 – Quarta: Efésios 5:15-16 – Quinta: Efésios 5:28-29 – Sexta: Filipenses 2:1-3 – Sábado: Filipenses 2:4-5 – Domingo: Filipenses 2:12-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário