20 de dezembro de 2011

Vida que trouxe vida!


“Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7).
Quando se trata de cristianismo, sabemos que a palavra vida tem um sentido muito maior do que simplesmente vida terrena. Para o cristão, vida sempre está relacionada à eternidade, pois nos foi garantida vida eterna em Cristo Jesus. Sem dúvida, essa é a esperança que nos impulsiona para um viver saudável e objetivo.
No final do ano, comemoramos o nascimento de quem nos deu vida – o Senhor Jesus Cristo. Ele não deixou nenhum momento de ser Deus, mas abriu mão de algumas prerrogativas em função da elevada posição e da glória da divindade. Em função disso, consideremos algumas atitudes importantes.
A primeira delas é que, como discípulos de Cristo, sempre devemos buscar viver um amor altruísta, pois Cristo se esvaziou por nós, ou seja, Ele abriu mão dos Seus direitos para que vivêssemos a verdadeira vida. Como alguém pode dizer que é discípulo de Cristo se não pensa no bem-estar do próximo? O contrário de altruísta é egoísta. No v. 3, observamos a seguinte exortação: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”.
A segunda atitude é que Cristo “vindo a ser servo”, não se preocupou com o que os judeus pensariam a Seu respeito, mas resolveu nos servir. Na cabeça de um judeu do primeiro século, o Messias tão aguardado era um messias político, com poderes e função elevada. Ao contrário disso, porém, para nos dar a verdadeira vida, Ele foi contra as expectativas mundanas. Quando Jesus foi questionado sobre posição social, Ele disse: “Não será assim entre vocês, ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo, como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:26-28). Qual é a sua avaliação sobre essa função tão importante para proclamação do Evangelho? Se a nossa vida demonstra serviço para o benefício do próximo, certamente teremos oportunidades para falar sobre a Palavra de Deus.
A terceira atitude é que Cristo se tornou semelhante aos homens. Jesus não somente passou a ser semelhante, mas também assumiu as reais características externas de um homem. Por isso, Ele se humilhou, foi obediente e sentiu dores e todas as consequências de possuir um corpo humano. Cristo foi até as últimas circunstâncias para que tivéssemos vida. Por isso, podemos comemorar o Natal com verdadeiro significado e sentido.
Que esse exemplo nos desperte para uma vida digna de ser vivida, pois não vivemos uma vida qualquer e sim a vida gerada pela vida. De acordo com nossas limitações e capacidades, que cada um de nós viva o que Paulo orienta: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se” (Filipenses 2:5-6).

DEVOCIONAL DA SEMANA:
Segunda: Filipenses 1:21 – Terça: Filipenses 1:27 – Quarta: Filipenses 3:17 – Quinta: Colossenses 1:19-20 – Sexta: Colossenses 3:1 – Sábado: 1 Tessalonicenses 4:1 – Domingo: 1 Tessalonicenses 4;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário