12 de dezembro de 2011

Como sair do beco sem saída da vida sem Deus?


Ao chegarmos ao fim de nossas mensagens sobre Eclesiastes, temos de lembrar sua mensagem central: à parte de Deus tudo é vaidade! Não é possível encontrar valor e significado para a vida sem considerar a totalidade da revelação de Deus através da Bíblia. Basear-se apenas na sabedoria humana, proveniente da observação e essencialmente especulativa, é acabar num beco sem saída existencial.
Em Eclesiastes observamos três motivos principais que conduzem a uma vida de vaidade. Primeiro porque a vida é considerada de maneira egoísta. Salomão só queria receber e aproveitar e descobriu o inevitável: quanto mais se vive para o “eu”, menos as coisas terrenas satisfazem. Quem só quer receber, quanto mais recebe menos tem. Por mais paradoxal que pareça, o princípio bíblico nos afirma que quanto mais se dá mais se tem (veja Pv 11.24-25; At 20.35; Lc 6.38). Viver de forma egoísta faz com que nos preocupemos apenas com a auto gratificação, armadilha essa na qual Salomão caiu. Qual o resultado? “Vaidade, tudo é vaidade!”
Em segundo lugar, Salomão viu a vida à parte de Deus, e não como sendo controlada por Ele. Deus é pouco mencionado, quase como um apêndice desnecessário. Ora, quanto mais se empurra Deus para a periferia da vida, mais sem propósito a vida fica. Esta é a razão do pessimismo e da desesperança dos homens hoje em dia; a busca desenfreada do prazer, do sucesso e da riqueza nada mais é que uma corrida alucinada dentro do beco sem saída existencial no qual a maioria se encontra. A filosofia evolucionista e humanista que predomina em nossos dias é o pavimento dessa estrada de destruição e amargura. O resultado? “Tudo é vaidade!”
Finalmente, Salomão vê a vida limitada pela sepultura, e não como tendo um destino eterno. Diz ele que o homem morre como morre um a animal, e isso é o fim. Uma implicação evidente dessa perspectiva é que o que realmente vale é aproveitar a vida e gozá-la ao máximo. Para quê? Para chegar ao fim e concluir: “Tudo é vaidade!”
Existe alguma alternativa? Sim, e ela está em Ec 12.13, onde encontramos a síntese daquilo que Eclesiastes/Salomão realmente quer ensinar: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Teme a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem”. A única coisa que realmente importa em termos da vida presente e da vida eterna é isso: temer a Deus e seguir Sua Palavra. Mesmo quando não se tem todas as respostas. Ou quando as circunstâncias não fazem sentido. Ou ainda quando parecer que Deus está ausente ou em silêncio. Até mesmo quando a injustiça estiver triunfando. Ou quando a volta do Senhor Jesus Cristo parecer demorada demais.
Todavia, devemos considerar que “temer a Deus” e “obedecer os Seus mandamentos” estão intimamente relacionados. Não existe um sem o outro.
O único modo de não entrar (ou de pular fora) do beco sem saída da vida sem Deus é esse: Temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos.
Que a sua vida seja cheia de significado e plena de realizações. Mais que votos de ano novo, este é o desejo sincero do seu companheiro de jornada,
                                                                                                                                           Pr. Victor

DEVOCIONAL PARA A SEMANA:
SEG – Ec 12.9-13: Como você relaciona essa passagem com o restante do livro de Eclesiastes? Qual o valor do vers. 12?
TER – Ec 12.14: Você se considera preparado para se encontrar com Deus? Por quê?
QUA – 1 Co 3.10-15: O que você está construindo em sua vida?
QUI – Pv 2.1-11: Qual o valor da sabedoria? Quanto você tem buscado se tornar sábio?
SEX – Pv 2.12-22: É possível ser “sábio” e “mundano” ao mesmo tempo? Qual a relação que você vê entre a sabedoria bíblica e a cultura na qual vive?
SÁB – Ec 3.1-10: Essa passagem é uma aplicação prática de Ec 12.13. Quais foram suas vitórias ao longo deste ano de 2011?

Nenhum comentário:

Postar um comentário