12 de dezembro de 2011

Uma palavra às mulheres



“Mulheres” (Efésios 5.22).

Olá, irmãs em Cristo. Neste domingo, coube a mim a responsabilidade de ministrar uma mensagem bíblica para a congregação. O texto fala diretamente à mulher cristã. Penso que tratar desse assunto não é fácil... Só de pensar no texto e no contexto, nota-se que o assunto vem sendo combatido na nossa sociedade e que está cercado por muito preconceito contra a Palavra de Deus.
O v. 21 fala sobre sujeição. O v. 22 fala sobre submissão. O primeiro aborda a sujeição de uns para com os outros no “temor de Cristo”. O segundo aborda diretamente a sujeição da mulher ao “seu marido”.
Na atualidade, esse assunto se arrasta em uma séria de maus exemplos. Logo se pensa em marido carrasco, marido banana ou marido que humilha. Também se pensa que a mulher tem potencial e valor, pois já conquistou liberdade de voto, de trabalhar fora e de mandar dentro de casa. Enfim, falar sobre esse assunto não é fácil... Devo dizer, porém, que, ao estudar e preparar essa pregação, alguns pontos chamaram muito a minha atenção.
A questão quanto ao papel da mulher já era um problema sério nos dias em que a igreja iniciou. Era tão sério que, por diversas vezes, mereceu atenção especial (note os textos devocionais).
A questão quanto ao papel da mulher está ligada à criação (1 Coríntios 11.7-9) e também é comparada com a submissão que a Igreja deve a Cristo (Efésios 5.22-24). A submissão da esposa é algo sério e está respaldada em alicerces muito antigos.
A submissão da mulher afeta diretamente o seu testemunho cristão e a honra da Palavra de Deus (Tito 2.4,5). Quando não há a submissão, Deus e a Sua Palavra estão sendo desobedecidos.
Por último, nota-se que a mulher tenta não se submeter ao castigo que Deus determinou por ocasião do pecado de Eva (Gênesis 3.16). Logo, a insubmissão é um esforço das “filhas de Eva” de não se colocarem sob o juízo de Deus. É como um filho que foge da varinha.
É, mulher. Como eu disse, tratar desse assunto não é fácil... Aliás, nunca foi! Se, porém, você deseja agradar a Deus e fazer a Sua vontade, você tem que ter prontidão para ouvir e obedecer a lei de Deus. Diante disso, “mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido”.
Pr. Filipe Teles
Gênesis 2.18-25
Gênesis 3.1-7,16
1 Coríntios 11.3-16
Efésios 4.21-24,33
Tito 2.4,5
1 Pedro 3.1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário