9 de janeiro de 2012

Qualidades desejáveis numa igreja saudável


Assim como cada família possui características peculiares, cada igreja também se caracteriza por qualidades próprias. Existem igrejas com forte ênfase no ensino e outras cuja principal virtude é o alcance evangelístico. Há igrejas com intensa paixão missionária e outras que são pródigas em acolher e tratar marginalizados e feridos. Há “igrejas amigáveis”, “igrejas retraídas”, “igrejas que crescem” e “igrejas fortes”.

O ideal seria que uma igreja reunisse todas as boas qualidades alistadas, mas, assim como nenhuma família consegue ser forte em todos os aspectos, uma igreja também não o consegue e, assim, é forte em alguns aspectos e, eventualmente, frágil em outros.

Quais são, porém, as qualidades ou as virtudes básicas para toda e qualquer igreja? Quais são os valores bíblicos que devem ser buscados e desenvolvidos por uma igreja como a IECA?

A nascente igreja dos tessalonicenses nos oferece um padrão ou um modelo a ser buscado. Apesar de ser nova, formada por crentes novos, ela se destaca como uma igreja que, no seu tempo, tornou-se “modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia... tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus” (1Ts 1.7,8). Ora, se aquela igreja foi um modelo para o seu tempo, deve ser um modelo também para nós, hoje! Três qualidades destacaram a igreja dos tessalonicenses (1Ts 1.3). 

Em primeiro lugar, o trabalho que resulta da fé. Normalmente pensamos em fé como algo passivo, uma crença interior, uma construção mental que produz algum tipo de sensação ou emoção. Falamos de “muita fé” ou “pouca fé”, como algo subjetivo. Paulo, no entanto, destaca que os tessalonicenses demonstravam sua fé em Cristo por meio do serviço, do trabalho. É possível percebermos aqui um paralelismo com o contraste feito por Tiago a respeito de “fé sem obras = fé morta” X “fé com obras = fé viva”(Tg 2.14).  A igreja não expressa sua fé por meio de uma Declaração de Fé bem elaborada, mas por serviço, que envolve 
testemunho, proclamação, acolhimento, cuidado, edificação mútua, pureza etc.

Além da fé operosa, os tessalonicenses mostravam um esforço motivado pelo amor. A palavra empregada por Paulo significa “esforço árduo, cansativo, que envolve suor e fadiga”. Temos aqui mais uma comprovação de que o amor bíblico é mais do que apenas um sentimento. Ele é ativo, dinâmico, sacrificial. Os irmãos em Tessalônica trabalhavam incansavelmente porque criam em Deus e porque amavam tanto ao seu Senhor quanto uns aos outros.

A terceira virtude exemplar dos tessalonicenses é a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Ao longo da carta, podemos constatar que a esperança deles não estava apenas relacionada à vida eterna após a morte, mas à volta iminente do Senhor Jesus para buscar Sua Igreja. Eles tinham a profunda convicção de que Cristo estava voltando naquele tempo, e isso produziu neles perseverança ou paciência. Eles eram capazes de suportar provações e até perseguições sem se deixar abalar em sua fé e em seu amor.

Diante disso, cabe a pergunta: Que tipo de igreja é a IECA?


SEG - 1 Tessalonicenses 1.1-6
TER - 1 Coríntios 13.1-13
QUA - Tg 2.14-19
QUI - 1 Tessalonicvenses 1.7-10
SEX - Rm 12.9-21
SÁB - Tg 5.7-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário